O objetivo deste blog é criar um espaço coletivo de discussão para os alunos do Componente Curricular Políticas Educacionais da UNEB Campus XII/Guanambi, semestre 2012.2. Aqui abordaremos temáticas que poderão contribuir para a formação integral do futuro pedagogo.
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As políticas educacionais no Brasil conseguem garantir uma educação pública que seja democrática?
domingo, 30 de setembro de 2012
sábado, 29 de setembro de 2012
E o que você espera? Deixe a sua resposta.*-*
(Alana Pimentel)
Educação no Brasil
"Espera-se que a educação no Brasil resolva, sozinha, os problemas sociais do país. No entanto, é preciso primeiro melhorar a formação dos docentes, visto que o desenvolvimento dos professores implica no desenvolvimento dos alunos e da escola, o que poderia resultar em dados positivos para a sociedade".
quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Política Educacional
Olá pessoal, para inaugurar o Blog estou postando um artigo sobre Política
Educacional do Brasil.
Fonte: http://www.infoescola.com/educacao/politica-educacional/
Abraços,
Geiziane Oliveira - 2º semestre - Pedagogia noturno
Por Iasmin da Costa Marinho
A Política Educacional pertence ao grupo de Políticas Públicas sociais do país.
Este instrumento de implementação dos movimentos e referenciais educacionais se
faz presente através da Legislação Educacional.
Para que possamos compreender melhor o significado dessa política, se faz
necessário saber o que é Política Pública. Essa Política é de responsabilidade
do Estado, com base em organismos políticos e entidades da sociedade civil, se
estabelece um processo de tomada de decisões que derivam nas normatizações do
país, ou seja, nossa Legislação.
As Políticas Públicas envolvem todos os grupos de necessidades da sociedade
civil, que são as Políticas Sociais, estas determinam o padrão de proteção
social implementado pelo Estado, voltadas em princípio, à redistribuição dos
benefícios sociais (INEP, 2006, p. 165), dentre eles o direito a educação.
Para que este direito seja garantido com qualidade e de forma universal é
implementada a Política Educacional.
No decorrer dos anos no Brasil a Política Educacional fora definida de formas
diferentes, por ser um elemento de normatização do Estado e que envolve
interesses políticos diversos, no entanto, a Política Educacional de um país
deve ser guiada pelo povo, respeitando o direito de cada indivíduo e
assegurando o bem comum.
Compreende-se, que de fato o exercício de construir uma Política, não trata-se de
um trabalho fácil de ser
realizado, pois circunda uma nação, seus anseios, objetivos e valores, e estes
elementos não podem ser esquecidos por aqueles que assim fazem nascer o molde
da educação de um povo.
Trazendo a memória alguns dos documentos que foram elementares a produção das
Políticas Educacionais do nosso país, faz-se presente e ainda atual às
dificuldades educacionais do Brasil o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
de 1932, marco na definição de prioridades e metas educacionais que
necessitavam ser efetivadas. O documento, como o próprio
título faz referência, foi o pioneiro e notável instrumento de regulamentação
da situação educacional brasileira, não funcionando apenas como um alerta a
sociedade, mas também, como inspiração ao surgimento das Leis que regem a nossa
educação.
Principal fonte de implementação da educação nacional e das políticas que assim
as definem é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que no
avanço dos anos foram reformuladas até o modelo atual datado de 1996 que
sofreram alterações de acordo com os governos.
As Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)
LEI Nº 4.024, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1961 - Fixa as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional.
LEI Nº 5.692, de 11 de agosto de 1971 - Fixa Diretrizes e Bases para o Ensino
de 1º e 2º graus, e dá outras providências.
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 - Estabelece as Diretrizes e Bases da
Educação Nacional.
Referências bibliográficas:
INEP/MEC. Enciclopédia de pedagogia universitária: glossário vol. 2 /
Editora-chefe: Marilia Costa Morosoni. – Brasília: Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006.
http://www.mec.gov.br
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
VAMOS INAUGURAR O BLOG
Olá, menin@s,
Vamos "inaugurar" o nosso espaço, postando reflexões/dúvidas/ponderações sobre o texto "Elementos para uma análise crítico-compreensiva das políticas educacionais: aspectos sócio-políticos e históricos", de Libâneo.
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