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As políticas educacionais no Brasil conseguem garantir uma educação pública que seja democrática?







quinta-feira, 29 de novembro de 2012


Seminário de Políticas Educacionais Planos e políticas de educação no Brasil: alguns pontos para reflexão

Assessoria de Comunicação/DEDC XII

Organizado pelo professor Francisco Flávio Alves Felipe junto com os acadêmicos do curso de Pedagogia do 3º semestre, realizaram na última quarta-feira, dia 15 de agosto de 2012, um seminário de políticas educacionais, onde no mesmo foram debatidos os planos e políticas de educação no Brasil com alguns pontos para a reflexão, a abertura do evento foi ministrada pela professora e mestre em educação Maria Elvira Scolaro, em que levantou alguns pontos sobre o PNE e a real dificuldade para se aplicar os recursos do PIB na educação pública brasileira.
Em seguida se deu início uma mesa redonda tendo o professor Warley Kelber Gusmão de Andrade (professor mestre em Filosofia) como mediador da mesa; a mesma foi composta pelos participantes Helena Pereira do Amaral (Diretora da DIREC 30), Marinalva Nunes Fernandes (Mestre em educação – professora do Campus VI) e Wilma Moura (Presidente do Sindicato dos Servidores Público de Guanambi).
O evento foi proposto com o intuito de conhecer a realidade educacional brasileira; refletir sobre os significados de Educação, Estado, Política e Políticas Educacionais; conhecer e compreender o projeto de Lei nº 8.035/10 que cria o Plano Nacional de Educação com duração decenal e Identificar as metas do PNE 2011 – 2020.
Por fim, o evento também contou com demais representantes da sociedade civil e organizada, com alunos de outras turmas de Pedagogia e de outros cursos, com a comunidade acadêmica de uma forma geral, em que o mesmo foi muito proveitoso e importante debater com a sociedade de uma forma unânime e universal um assunto de extrema importância nos dias atuais e que estar constantemente em pauta o PNE e os rumos que a educação no Brasil dará nos próximos anos, afinal a educação foi e será sempre nossa eterna prioridade

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

GESTAR II: Programa gestão da aprendizagem escolar é um programa de formação continuada, na modalidade semipresencial,destinado aos professores da 5ª á 8ª série(6ª ao 9ª) do ensino fundamental,em Lingua Portuguesa e Matematica em exercicio nas escolas de rede pública estadual. 

(Paloma Silva Souza)Pedagogia 2ª semestre matutino.
CRISTIANE LIMA

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Luciana Alves


  O que define o sucesso de uma equipe, é " o trabalho em equipe''...
 dividir saberes e competência é somar conhecimentos e adiquirir experiência.
 As boas práticas pedagógicas podem e devem ser socializadas, para que,
a equipe gestora de cada unidade de ensino as adapte à realidade da comunidade
 a qual estar inserida.
                                       By Lucinharib
( postado por Elicinalva Nunes)
10 dicas para o professor do século XXI

1. Pratique a pedagogia do exemplo, em que sua vida e seu trabalho tenham significação para si mesmo e para os outros em seu entorno, e, em especial, os alunos;

2. Valorize seu trabalho e, acima de tudo, o conhecimento prévio de seu aluno;

3. Avalie o aluno, a turma, mas também se auto-avalie sempre, de forma quantitativa, mas acima de tudo qualitativa;

4. Respeite as diferenças entre os alunos, os colegas de trabalho, os vizinhos, amigos e familiares, afinal, se nem gêmeos são idênticos, a aprendizagem também não o é;

5. Permita-se de vez em quando quebrar as regras, flexibilizando-se e flexibilizando seus projetos de trabalho e de vida (em que o primeiro seja a extensão do segundo), e lembre-se que, por melhor que seja um projeto, na prática nem sempre funciona;

6. Busque objetivos possíveis de serem atingidos, sempre usando o bom senso e respeitando a diversidade e a adversidade do meio;

7. Relacione-se com toda a turma de forma igual, usando o mesmo critério, sem preferências por A, B ou C, e, acima de tudo: se errar erre com todos, e se acertar, que seja também com o grupo, sem exceções;

8. Compartilhe seu conhecimento com os colegas trabalhando de forma cooperativa.  Divulgue o que dá certo, comente o que pode ser mudado, sem culpas nem medos, e de forma consciente;

9. Mantenha seu espírito jovem e para isso, se atualize constantemente, não precisando fazer curso a distância, pós-graduação, etc., mas faça coisas simples também, como sentar com seus alunos e ver o que eles sabem sobre aquele assunto (informática, literatura, sexo, drogas e etc.);

10. E, por fim, mais do que tudo, sob pressão, respire fundo e conte até 10, se não der, então, até 100, e tente manter-se calmo e tranqüilo, para não descarregar em quem não deve suas frustrações e indignações (válidas ou não), bastando usar o bom humor para aliviar a tensão, pois quando vemos os olhos dos alunos brilhando ao passar um certo conteúdo é sinal de que nosso trabalho encontrou o eco esperado e o significado além de nós mesmos.

 

Postado por Vanessa Pereira Nunes

Educador


Ser Professor ...
...É buscar dentro de cada um de nós
forças para prosseguir, mesmo com toda pressão,
toda tensão, toda falta de tempo...
Esse é nosso exercício diário!
Ser professor é se alimentar do conhecimento
e fazer de si mesmo janela aberta para o outro.
Ser professor é formar gerações, propiciar o
questionamento e abrir as portas do saber.
Ser professor é lutar pela transformação...
É formar e transformar,
através das letras, das artes, dos números...
Ser professor é conhecer os limites do outro.
E, ainda assim, acreditar que ele seja capaz...
Ser professor é também reconhecer que
todos os dias são feitos para aprender...
Sempre um pouco mais...
Ser professor é saber que o sonho é possível...
É sonhar com uma sociedade melhor...
Inclusiva... Onde todos possam ter acesso ao saber...
Ser professor é também reconhecer que somos,
acima de tudo, seres humanos
e que temos licença para rir, chorar, esbravejar.
                            Porque assim também ajudamos a pensar e construir o mundo!

Postado por Cristiane Lima 2º Semestre noturno







A educação é uma arte e um desafio que mobiliza pais e educadores levando-os a inúmeras reflexões. Frente à um contexto paradigmático onde os valores construídos historicamente estão sendo resignificados, urge que os pais e educadores repensem sua postura educativa diante das crianças e jovens buscando um equilíbrio entre os valores hoje impostos e os valores por nós construídos. 

CRISTIANE LIMA 2º SEMESTRE NOTURNO
 '' A alfabetização é a base de tudo e é surpreendente que tanta gente ainda não tenha entendido isso” Antonio Batista.( katiara monyk)

concordo que a educação ainda é algo muito desvalorizado e desprestigiado entre nós, brasileiros. Mas não acho que a saída seja deixar de lado cobranças em relação à educação pública para valorizar a educação privada. ( katiara monyk)