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Charge-de-um-politico-na-tv-prometendo-mau-uso-do-dinehiro-publico-e-elietor-dizendo-que-pelo-menos-ele-e-sincero
Charge-do-criador-do-pinoquio-o-moldando-sendo-que-na-camiseta-deste-tem-a-mensagem-candidato-2010
Charge-de-dois-homens-um-com-mascara-devido-a-gripe-suina-e-outro-com-nariz-de-palhaco-em-protesto-a-farra-das-passagens
Você leu as charges acima? Fez uma
"conexão" entre elas e os conteúdos de nossas aulas de língua
portuguesa? Pois é, elas podem ser inseridas em nossas aulas, reflita e veja abaixo
algumas considerações.
Todos os nossos alunos assistem a programas de
televisão e acessam à internet com uma frequência assustadora, pois alguns
passam horas conversando em chats (muitas vezes até com desconhecidos!),
assistindo aos mais variados programas televisivos, se inteirando de assuntos
diversos para se manterem atualizados em meio ao grupo social que eles
participam.
O problema é que, na maioria das vezes, nossos
alunos não se interessam por assuntos como a política, a violência, a prática de
transporte ilegal de produtos (contrabando), e tantos outros assuntos
importantes para um conhecimento maior do que acontece no mundo e, com isto,
não conseguem adotar uma postura crítica sobre as matérias que são veiculadas
pelos mais diversos canais.
Prova disso é que nossos alunos são capazes de
responderem às quaisquer perguntas sobre o mundo dos artistas, sobre moda
têxtil e muitos outros temas que são supervalorizados por eles, contudo, se
perguntarmos, por exemplo, quais foram os últimos cinco presidentes do Brasil,
certamente não se sentirão confortáveis para responderem.
O professor, por sua vez, sabe que precisa mudar
esse quadro, uma vez que cabe à escola preparar o aluno/cidadão para um mundo
fora da sala de aula.
A utilização de materiais que abordam temas
importantes, mas de uma forma satírica, é uma forma de ampliar a visão de mundo
de nosso alunado, pois diminui a resistência de cada um deles ante a conteúdos
fundamentais para uma boa formação.
Para tal finalidade, o uso das charges é uma
excelente sugestão, uma vez que elas abordam os mais diferenciados temas
causadores de polêmicas, geralmente política, mas há muitos outros assuntos
abordados.
Como forma de trabalho, o professor poderá
apresentar algumas charges, mas não dizer, num primeiro momento, a ideia que
elas estão transmitindo, deixando que os alunos mesmos busquem pela
interpretação. Desta forma, o professor os incentivarão a se interarem de
assuntos que todos nós deveríamos saber.
É bom lembrar que charges, evidentemente, têm
autores e, o professor, deverá manter a assinatura que se apresenta em alguma
parte da ilustração (geralmente na parte inferior) e citar a fonte, ou seja, o
lugar de onde elas foram extraídas, exemplificando assim, um comportamento
ético aos seus alunos.
Enviador por: Luzimar Pessoa