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quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Charges sobre politica e etica



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Você leu as charges acima? Fez uma "conexão" entre elas e os conteúdos de nossas aulas de língua portuguesa? Pois é, elas podem ser inseridas em nossas aulas, reflita e veja abaixo algumas considerações.

Todos os nossos alunos assistem a programas de televisão e acessam à internet com uma frequência assustadora, pois alguns passam horas conversando em chats (muitas vezes até com desconhecidos!), assistindo aos mais variados programas televisivos, se inteirando de assuntos diversos para se manterem atualizados em meio ao grupo social que eles participam.

O problema é que, na maioria das vezes, nossos alunos não se interessam por assuntos como a política, a violência, a prática de transporte ilegal de produtos (contrabando), e tantos outros assuntos importantes para um conhecimento maior do que acontece no mundo e, com isto, não conseguem adotar uma postura crítica sobre as matérias que são veiculadas pelos mais diversos canais.

Prova disso é que nossos alunos são capazes de responderem às quaisquer perguntas sobre o mundo dos artistas, sobre moda têxtil e muitos outros temas que são supervalorizados por eles, contudo, se perguntarmos, por exemplo, quais foram os últimos cinco presidentes do Brasil, certamente não se sentirão confortáveis para responderem.

O professor, por sua vez, sabe que precisa mudar esse quadro, uma vez que cabe à escola preparar o aluno/cidadão para um mundo fora da sala de aula.

A utilização de materiais que abordam temas importantes, mas de uma forma satírica, é uma forma de ampliar a visão de mundo de nosso alunado, pois diminui a resistência de cada um deles ante a conteúdos fundamentais para uma boa formação.

Para tal finalidade, o uso das charges é uma excelente sugestão, uma vez que elas abordam os mais diferenciados temas causadores de polêmicas, geralmente política, mas há muitos outros assuntos abordados.

Como forma de trabalho, o professor poderá apresentar algumas charges, mas não dizer, num primeiro momento, a ideia que elas estão transmitindo, deixando que os alunos mesmos busquem pela interpretação. Desta forma, o professor os incentivarão a se interarem de assuntos que todos nós deveríamos saber.

É bom lembrar que charges, evidentemente, têm autores e, o professor, deverá manter a assinatura que se apresenta em alguma parte da ilustração (geralmente na parte inferior) e citar a fonte, ou seja, o lugar de onde elas foram extraídas, exemplificando assim, um comportamento ético aos seus alunos.

Enviador por: Luzimar Pessoa

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