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As políticas educacionais no Brasil conseguem garantir uma educação pública que seja democrática?







quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Análise da educação- Luzimar Pessoas

Desde há mais de cem anos, espalhou-se uma grande quantidade de lamentações sobre a desordem das escolas e do método, e, sobretudo nos últimos trinta anos, pensou-se ansiosamente nos remédios. Mas, com que proveito? As escolas permanecem tais quais eram.Se alguém, particualamente, ou em qualquer escola em particular, começou a fazer qualquer coisa, pouco adiantou: ou foi acolhido pelas gargalhadas dos ignorantes, ou coberto pela inveja dos malévolos, ou então, privado de auxílios, sucumbiu ao peso dos trabalhos; e,  assim até agora, todas as tentetivas têm resultado vãs.
Ingnorância , inveja maldosa, desamparo e exastão pessoal são as causas da "desordem escolar" indicadas nesse trecho pelo persistente educador tcheco Comenius (Comênio, 1985: 467-8).

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