"Tão perto,tão longe..."
Olá .Ao estudar um texto de sociologia percebi um trecho bastante importante para se refletir.O texto é do livro de Moema T oscano onde ela aponta:
"Ao desvendar o caráter classista e seletivo da escola, as concluções de tal pesquisa poderiam nos levar a crer que a solução para que a escola assuma, na plenitude, sua função de agente de democratização, estaria na derrubada de todos os obstáculos os obstáculosjá identificados á entrada e a permanência dos filhos das classes de menor renda,nas escolas de qualquer grau.Se acreditamos que a falta de vagas,os rigores dos exames vestibulares,os custos reias da educação para a família,são as causas principais daquele bloqueio,bastaria eliminá-los para que a escola,enfim se transformasse no instrumento,por excelência,de nivelamento e de promoção social,indenpendente da classe de origem dos estudantes".(TOSCANO, 2002, p. 162)
Referências bibliográficas:
TOSCANO, Moema. Introdução à Sociologia Educacional. 11ª ed. Vozes: Petrópolis: 2002.
Então que vocês acham?Eliminando esses "obstáculos"tudo estaria resolvido na escola pública?
Abraços!!!
Olá.Peço deculpas porque acabei colocando referências de outro autor na minha publicação mas agora já tudo ok.
ResponderExcluir