Dê sua opinião...

As políticas educacionais no Brasil conseguem garantir uma educação pública que seja democrática?







quarta-feira, 3 de outubro de 2012

JOANA D'ARC DE ARAúJO


"Tão perto,tão longe..."


Olá .Ao estudar um texto de sociologia percebi um trecho bastante importante para  se refletir.O texto é do livro de Moema T oscano onde ela aponta:
       
        "Ao desvendar o caráter classista e seletivo da escola, as concluções de tal pesquisa poderiam nos levar a crer que a solução para que a escola assuma, na plenitude, sua função de agente de democratização, estaria na derrubada de todos os obstáculos  os obstáculosjá identificados á entrada e a permanência dos filhos das classes de menor renda,nas escolas de qualquer grau.Se acreditamos que a falta de vagas,os rigores dos exames vestibulares,os custos reias da educação para a família,são as causas principais daquele bloqueio,bastaria eliminá-los para que a escola,enfim se transformasse no instrumento,por excelência,de nivelamento e de promoção social,indenpendente da classe de origem dos estudantes".(TOSCANO, 2002, p. 162)

Referências bibliográficas:
TOSCANO, Moema. Introdução à Sociologia Educacional. 11ª ed. Vozes: Petrópolis: 2002.
  
 Então que vocês acham?Eliminando esses "obstáculos"tudo estaria  resolvido na escola pública?


 Abraços!!!


Um comentário:

  1. Olá.Peço deculpas porque acabei colocando referências de outro autor na minha publicação mas agora já tudo ok.

    ResponderExcluir